domingo, 10 de abril de 2016

SISTEMA EDUCACIONAL NA IRLANDA


O direito  a educação é garantido sobre a constituição Irlandesa,  a educação é fornecida gratuitamente até a universidade. Na Irlanda é obrigatória a partir dos 6 até 16 ou até os estudantes terem completados três anos no secondary school.

A Irlanda tem um dos mais altos níveis de participação universitário e tecnológico  nível mundial, com 60% dos estudantes indo para um estudo mais aprofundado (chamado de further education).

Existem três principais níveis de educação na Irlanda:

Níve 1:  Estudantes com idades de 4 a 12 anos (primary school), nesse nível as escolas públicas (nacionais) aceitam crianças a partir do quarto aniversário. O primeiro nível tem oito grupos, que começa no Junior infants até a sexta série (sixth class).

Nível 2: Estudantes com idades de 12 a 18 anos (secondary school), geralmente chamados de Junior Cycle e Senior Cycle. Nesse nível existem dois exames públicos, Junior Cycle (age 15/16) e Leaving Certificate (idade 17/18). A avaliação para o  Leaving Certificate, estará linkada para aceitação nas universidades e a profissão escolhida (seria mais ou menos o nosso vestibular , mas o exame será feito uma vez e será válido para todas as universidades)

Nível 3 : Faculdades ou Universidades.

Vou deixar aqui uma tabela do tão chamado FETAC Further Education and Training Awards Council), é uma qualificação profissional.




Segue alguns sites para melhores pesquisas:


Fico por aqui, forte abraço a todos e muita luz!!

30 comentários:

  1. Olá, gostaria de morar na Irlanda e ter filhos lá também, gostaria de saber como funciona para bebês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, Tudo bem? Para bebês existem escolas particulares chamada de Nursery, seria o nosso berçario no Brasil. Se tiver mais dúvidas pode deixar por aqui. Abraço e uma ótima semana!

      Excluir
  2. Olá, gostaria de morar na Irlanda e ter filhos lá também, gostaria de saber como funciona para bebês.

    ResponderExcluir
  3. Ola tenho uma duvida como funciona os horarios e integral, meio periodo, existe alguma adaptacao para criancas que nao sao Irlandesas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla! Escolas públicas não tem período integral, vai depender da idade da criança.., normalmente 5 até 6 anos (08:45/09:00 até as 13:30, dos 6 aos 12 (08:45/09 até as 14:30), coloquei o horário de entrada diferente porque muda o horário de entrada em algumas escolas. Existe adaptação sim, pelo menos na escola dos meus pequenos eles tiveram todo suporte possível e eles chegaram com inglês zero. Lembrando que escolas públicas não se aplica para estudantes sem cidadania. Agora as escolas particulares tem horário integral e o valor muda dependendo a região.
      Espero ter ajudado! Abraço

      Excluir
  4. Olá Sandra, Boa tarde! Desde já te agradeço pelo teu blog que está bem completo as informações, eu tenho algumas duvidas e espero que possa me ajudar.
    Moro atualmente em Lisboa, mas estamos estudando a probabilidade de migrar pra Irlanda pois a maioria das empresas que tem chamado meu esposo pra entrevistas, são da Irlanda e aqui os processos seletivos são muito lentos. Meu esposo possui cidadania italiana,estamos aguardando a chegada da documentação do consulado italiano do Brasil para fazer o passaporte das crianças também, pois eles já possuem a cidadania reconhecida, e eu daria entrada atraves do casamento. Enfim detalhei um pouco para que viesse compreender a situação. Estamos por fim pensando em migrar para Irlanda. Estou dando uma olhada nas cidades ao redor de Dublin para que possamos conseguir um aluguel mais em conta.
    - Voce tem uma sugestão de uma cidade que seja referencia para poder criar filhos, que seja tranquila. Pois me preocupo muito com a adaptação deles, pois o ingles seria do zero.
    - Outra duvida é, eu consigo matricular eles, na escola publica? Pois eles tem a cidadania mas ainda nao está pronto os documentos?
    Se puder me dar mais alguma dica de como podemos fazer para poder migrar eu te agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Estou na situação! E muito preocupada com escola para meus 2 filhos ( 4 anos e 7 anos) MEu e-mail: sue.ellensjc@gmail.com
      Se puder entre em contato e quem sabe possamos trocar algumas figurinhas! ;o) Abraço!

      Excluir
    2. Olá! Mil desculpas pela demora em responder.., A questão de cidades é um pouco complicado de dar sugestão, eu já acho Dublin tranquila..rsrs.., mas existem outras cidades como Cork, Galway que tem estrutura com escolas..., a questão do aluguel realmente Dublin está um pouco salgado, mas você teria que ver a questão do custo x beneficios. Você consegue matricular seus filhos em escolas públicas uma vez que seu marido tem cidadania italiana, a questão do inglês aqui eles darão todo suporte, fique tranquila em relação a isso. Abs e uma ótima semana!

      Excluir
  5. Olá Sandra, estou partindo para Irlanda, mas ilegalmente. Tenho três filhos, 17, 13 e 10 anos, consigo matricula-los mesmo com o inglês zero?
    Gostaria de saber tbm se existe inclusão no país?

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandra, estou partindo para Irlanda, mas ilegalmente. Tenho três filhos, 17, 13 e 10 anos, consigo matricula-los mesmo com o inglês zero?
    Gostaria de saber tbm se existe inclusão no país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela! Desculpa a demora na resposta.., mas ando trabalhando bastante e sem tempo para me dedicar ao blog..., a questão de você vir ilegal é uma situação complicadíssima, não aconselho ninguém fazer isso, uma vez que a imigração está rigorosa no controle de imigrantes e com filhos a situação fica um pouco mais complicada. Não tenho informações sobre matricular seus filhos em escolas estando ilegal no país. Mesmo você estando legal como estudante existe muitas restrições para estudantes com filhos, e deve entrar em contato diretamente com a imigração. Desculpa não poder te ajudar nessa situação. Abs.

      Excluir
  7. Oi Sandra, adorei seu blog. Li tudinho (inclusive comentários) e aprendi muito. Meu marido recebeu uma proposta de emprego na Irlanda, ainda está fazendo os testes e não nos decidimos ainda caso ele passe... sempre tivemos vontande de sair do Brasil mas nossa família aqui é o que nos prende... temos uma filha de quase 2 anos e não temo muito por ela, como está novinha acredito que se adaptará fácil.. gostei do que li educação e saúde aqui! Mas li sobre o imposto de renda em outro blog e me deixou assustada... sei que ao contrário daqui vcs tem retorno do dinheiro, isso será levado em consideração... a proposta é de 60 mil ao ano, você acha que será bom (financeiramente)? É um valor que nos proporcionará uma vida tranquila? Obrigada desde já e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina! Que bom que pude ajudar com algumas informações! :-).
      Mudar para outro país é sempre um desafio, aconselho todos que puderem fazer isso, é uma experiência sem igual, mas sempre sentiremos falta do nosso país. O imposto realmente é um pouco salgado sim.., mas como você disse, existe o retorno. Eu acredito que é um salário razoável sim, vai depender do seu estilo de vida claro. Sucesso para vocês e boa sorte nas entrevistas. Abs e uma ótima semana!

      Excluir
    2. muito obrigada pela atenção! Abraços e uma ótima semana para você também!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sandra,amei o texto .Parabéns pelo blog!
    Gostaria de saber algumas coisas:
    1- como funciona as creches para crianças? são públicas ou pagas?bbzinhos de 1 a 3 anos?

    e na Irlanda existe liçença paternidade?

    2- Sou da area de nutrição, essa area ai na Irlanda é boa? (Vc sabe dizer?)

    É muito complicado para uma brasileira exercer sua profissão? Validando o diploma e passando pelo processo burocratico?

    e como uma garantia,caso eu não consiguisse exercer na minha area,penso em fazer um Curso técnico,você acha uma boa?

    Esse tipo de curso é valorizado ? (Salários e etc?)

    Aguardo resposta,ficarei grata se puder responder <3

    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Olá Sandra, conheci seu blog hoje e estou devorando! Meu marido e eu estamos no começo do nosso planejamento para irmos para a Irlanda, com nossos dois filhos de 4 (autista) e 2 anos. Minha maior dificuldade está sendo encontrar informações sobre como é o tratamento do autismo na Irlanda e qual seriam os nossos passos quando chegarmos aí. Você saberia onde consigo essas informações? e muito obrigada por dispensar seu tempo e experiência para nos ajudar, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Aline, sei que essa publicação é um pouco antiga, mas tenho pesquisado e nao encontro nada falando a respeito tb. Tenho uma filha de 3 anos com autismo e gostaria de saber como funciona na Irlanda em relação a creche, escola... Rezando pra que ainda receba notificação. .rs. Um beijo.

      Excluir
  11. Tenho outra duvida eu meu esposo e meu filho estamos pensando em ir pra irlando no ano que vem ja temos cidadania italiana gostaria de saber com quanto voce acha que seria um valor ideal para levarmos pra poder aguentar ate um tempo caso nao consiga emprego de imediato (sendo que temos 1 filho de 2 anos ) e dificil tirar habilitacao la ? E muito diferente do Brasil pra dirigir ?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite , gostaria de saber se você teria médicos pediatra e alergista bons por aí para indicar pois minha filha tem asma e refluxo e faz tratamento por aqui e temos planos de ir até março isso me deixa insegura pois não faço ideia de como funciona a saúde se tem médicos bons especialistas para as crianças..
    Fora isso gostaria de uma indicação de escola ..sei que são determinadas pelo local onde se mora mas adorei saber que seus filhos tiveram suporte para a lingua pois a minha não fala nada de ingles ..rsrs

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Sandra!!! Meu irmão mora em Dublin há 2 anos e Eu, meu marido e nossos 2 filhos (4 e 9) estamos pensando em ir também. Tenho cidadania portuguesa. Sei que meus filhos terão acesso ao ensino público. Tenho 2 dúvidas:sabemos que nos EUA existem muitos casos de bullying...como é isso aí? Outra dúvida é quanto a minha profissão. Sou formada em Educação física e queria saber como é essa área aí! Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Sandra!!! Meu irmão mora em Dublin há 2 anos e Eu, meu marido e nossos 2 filhos (4 e 9) estamos pensando em ir também. Tenho cidadania portuguesa. Sei que meus filhos terão acesso ao ensino público. Tenho 2 dúvidas:sabemos que nos EUA existem muitos casos de bullying...como é isso aí? Outra dúvida é quanto a minha profissão. Sou formada em Educação física e queria saber como é essa área aí! Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Oi sandra meu nome é renata sou carioca. Pelos condiçoescreais ruins no brasil tenho mta vontade de imigrar. Nossa qualidade de vida ñ é mto boa aqui. Depender de serviços publicos é um caos. Tenho receio de mta coisa. Sou casada e meu marido n fala ingles. É um pouco avesso mas tem interesse. Temoa uma filha caçula de 2 anos. Tentei matricula publica e n consegui. Quero ir e afabetiza la ai, as escolas sao boas? Sou professora, administradora e confeiteira. Essa ultima atividade vimgaria ai? A questao de emprego para estrangeiros é viavem com facildade? Qto devemos ter em euros para nos manter? Obrigada por sua ajuda, desde já. Renata

    ResponderExcluir
  16. Oi sandra meu nome é renata sou carioca. Pelos condiçoes reais ruins no Brasil tenho mta vontade de imigrar. Nossa qualidade de vida ñ é mto boa aqui. Depender de serviços publicos é um caos. Não tenho emprego. Meu esposo é caminhoneiro. Tem oportunidades para ele aí? Tenho receio de mta coisa. Sou casada e meu marido n fala ingles. É um pouco avesso, mas tem interesse. Temos uma filha caçula de 2 anos. Tentei matricula publica e n consegui. Quero alfabetizá-la aí, as escolas sao boas? Sou professora, administradora e confeiteira. Essa ultima atividade vingaria ai? A questao de emprego para estrangeiros é viável com facildade? Qto devemos ter em euros para nos manter? Obrigada por sua ajuda, desde já. Renata

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Sandra! Você tem alguma informação sobre validação do diploma de graduação brasileiro ? Tenho cidadania italiana e penso em aperfeiçoar meu inglês morando e trabalhando na Irlanda assim que acabar o mestrado. Meus filhos, 19 e 17 pretendem ficar e estudar, então não sei se consigo voltar rsrsrsr

    ResponderExcluir
  18. Olá Boa noite! Meu nome é Carla e tenho um filho hj com 8 anos, mas ele nasceu ao na irlanda. Voltei para o Brasil quando ele estava com 2 anos e tive o diagnóstico de autismo. Desde então ele faz as terapias. Será que vc saberia me informar se ele teria algum direito ao na irlanda por causa do autismo? Quando morei ao tinha visto de estudante apenas... morei por 4 anos e ele não tem passaporte europeu. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber como funciona pra matricula criança autista na irlanda inglês zero?? mais vamos legalmente em breve ele tem 6 anos completos eles tem atividades diferenciadas tem alguém na sala de aula pra auxiliar eles ???? O governo la faz alguma coisa ???

    ResponderExcluir
  20. Ola boa tarde estou querendo me mudar com minha filha que é Autista pra Irlanda,irei legalmente tenho dupla cidadania gostaria de saber como funciona a escola para Autista ai na Irlanda. No mais muito obrigado

    ResponderExcluir
  21. Oi. Boa noite. Tenho uma dúvida, meu marido q é Engenheiro de Computação e eu gostariamos de imigrar p a Irlanda, porém nosso filho de 4 anos tem autismo, andei pesquisando e vários países não aceitam famílias imigrantes onde algum membro tenha qualquer tipo de deficiência, vc sabe me informar se na Irlanda é assim tbm?

    ResponderExcluir