sexta-feira, 15 de maio de 2015

A decisão do país.


A decisão de morarmos fora do país surgiu pela vontade e necessidade de aprender outro idioma, viver uma nova cultura, adquirir novas experiências tanto pessoal como profissional. A princípio foi um planejamento minucioso uma vez que além de eu e meu marido, tínhamos mais duas vidinhas para incluir em nossos planos, na época nossos filhos estavam com 7 e 9 anos.  O primeiro passo foi escolher o país, onde vamos viver?? Pesquisamos alguns países, fora da Europa, mas foi na Europa que começamos nossa busca, pelo fato do meu marido ter nacionalidade alemã e meus filhos também. Londres foi a primeira cidade que nos veio a cabeça quando decidimos pela Europa . Intensificamos nossa pesquisa , mas ops...! O tamanho da cidade bateu na trave e com dois filhos pequenos, resolvemos procurar  uma cidade mais tranquila.  considerações importantes que você já tem que ter de cara..... e outras que vão surgindo no decorrer, com isso a pesquisa foi afunilando, foi ai que começamos pesquisar a Irlanda, também chamada de Ilha Esmeralda, me apaixonei de imediato pelo verde, pela história e pela simplicidade dos irlandeses!  Sendo assim Dublin, foi a cidade escolhida “para a nossa aventura”, por ser  uma capital pequena, simpática e tranquila.

Então gente, pra você que esta pensando em vir ou tenha recém chegado à Irlanda, meu objetivo com este blog, como já comentei é ajudá-lo, compartilhando as experiências que tivemos desde o começo (eu e minha família), como foi a adaptação das crianças e acrescentando sempre que possível comentários de outras famílias também brasileiras,  passando dicas e passos que irão colaborar com a sua vida e adaptação ao país.

Curiosidade: Sim esta valendo muito a pena!!!

Demoramos um pouco a nos adaptar, cada um no seu tempo, mas estamos curtindo muito morar aqui.

16 comentários:

  1. Ola, boa tarde, meu nome e Lays e eu e minha familia com cidadania estamos procurando entre londres e irlanda p mudarmos do brasil. Meu marido vai procurar emprego na area de ti . Fico querendo saber se vamos nos dar bem ai na irlanda, queria saber sobre saude, escola , clima, passeios , etc..... Obrigada lays

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lays! Seja bem vinda ao meu blog :) !!!.. A questão entre Londres e Irlanda é muito particular.., nós decidimos pela Irlanda, na cidade de Dublin por ser uma cidade menor, eu particularmente acho uma loucura Londres, como toda cidade grande, mas depende de cada pessoa..., morar em Dublin para mim é como morar no interior.., eu adoro os irlandeses!!! Na área de TI tanto Londres como Irlanda são grandes polos e se seu marido tem cidadania europeia, um nível de inglês intermediário e um bom CV isso ajuda e muito!!
      Quanto ao clima isso nossa querida Irlanda deixa a desejar, temos mais frio do que calor (calor quero dizer no máximo 23 graus no verão...), aqui também venta bastante e isso realmente é um pouco chato..., mas vai da adaptação de cada um.., eu prefiro enfrentar um vento do que ter medo de sair de casa porque posso ser assaltada...,
      Sobre escolas eu tenho um post falando delas, dá uma olhadinha, se tiver dúvida me fala.
      Passeios.., ah isso tem vários.., para todos os gostos e todos os bolsos...
      Um abraço! :)

      Excluir
  2. Olá Sandra,

    Eu e meu marido estamos pesquisando lugares fora do Brasil para iniciarmos uma nova vida, porém não temos cidadania europeia e afins...conseguimos mesmo assim morar no Pais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Para morar na europa sem cidadania vocês teriam que vir como estudantes, comprar um curso de inglês e provar 3000 euros cada um, mas existe a possibilidade de conseguirem um work permit dependendo da área que vocês trabalham. Por exemplo area de TI, enfermagem são áreas que as empresas estão pagando o work permit.
      Espero ter ajudado.
      Abraço e muita luz!

      Excluir
  3. Olá Sandra, td bem?

    Minha esposa possui a cidadania europeia, mas eu e nossa filha de 6 anos não!

    Você poderia nos orientar referente a entrada na Irlanda?especificamente com a imigração. Eu e minha família nunca viajamos para fora do Brasil e vemos algumas pessoas relatando sobre as dificuldades nesse ponto.
    Entrei em contato com o consulado irlandês, porém existem margens de interpretação nas leis deles.

    Eu pretendo fazer um curso de inglês de 25 semanas com permissão de trabalho (porém não posso ter dependentes). Não seria ruim chegarmos todos juntos no aeroporto e consequentemente na imigração? seria melhor pegarmos filas diferentes?

    Minha esposa e seus familiares têm o direito de permanecer na Irlanda. No entanto, existem alguns limites a este direito. O mais relevante é o do cidadão europeu estar estabelecido com emprego, moradia e recolhendo impostos.

    Como ela se encaixaria nessa brecha sendo que nesse cenário ela estaria acabando de chegar com seus familiares!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo ótimo por aqui!
      Se sua esposa possui cidadania europeia, você e sua filha seriam dependentes dela, você teria o stamp 4EUfam, com validade para 5 anos para você, e sua filha não teria necessidade de visto por ser filha de uma cidadã européia.
      Esse é o site da imigração onde você pode ter uma vasta informação sobre a aplicação para o visto: www.inis.gov.ie/en/inis/pages/stamps
      Se sua esposa estiver trabalhando aqui o seu visto como dependente sai mais rápido, em até 3 meses e dai você terá todos os direitos de um cidadão europeu, podendo trabalhar full time..., .
      Você e sua esposa trabalham em qual área? Qual seu nível de inglês? De qual país ela tem passaporte?
      No caso de estar chegando no país vocês teriam que vir como auto-suficiência financeira, mas na entrada a imigração não será exigido comprovações, somente depois que você for aplicar o visto. Na imigração eles irão perguntar quanto tempo vocês pretendem ficar no país.., esse tipo de pergunta.., você entrará com ela no lado lado dos cidadões europeus.



      Excluir
    2. Se tiver dúvidas, você pode me perguntar, que tentarei ajudar no que for preciso.

      Excluir
    3. Olá Sandra!

      Muito obrigado pela atenção!!!

      O passaporte dela é de Portugal.
      Trabalho na área administrativa e minha esposa é instrumentadora cirúrgica. Nosso inglês é fraco e temos consciência que no início precisaremos estar abertos pra trabalhar na primeira oportunidade que aparecer, nos conhecidos "subempregos".
      Temos suficiência financeira, mas nunca viajamos ao exterior! Partindo do raciocínio que é mais comum famílias com crianças escolherem países considerados mais turísticos em comparação com a Irlanda, você não acha que eles poderiam implicar por isso?
      Me perdoe se estiver sendo meticuloso em excesso, mas é que existe tanto temor com esse pessoal da imigração!

      Abçs

      Excluir
    4. Olá Christian, mil desculpas pela demora.., mas as aulas das crianças voltaram e a correria voltou junto...
      Não se preocupe quanto a vinda, sua esposa sendo europeia, eles não poderão impedir sua entrada.., eu aconselho vocês traduzirem a certidão de casamento, e como vocês virão com lugar para ficar, digo hospedagem, caso eles perguntem só dar o endereço e informar o tempo de hospedagem.., provavelmente eles te darão o visto para o período de hospedagem provisória ou até 90 dias. Acredito que na área da sua esposa ela terá sucesso.., aqui existe uma grande deficiência de profissionais na área de saúde.., pede para ela procurar nos sites: www.indeed.ie/ www/jobs.ie.Quem sabe boas surpresas aguardam vocês!! :)
      Digo uma coisa.., sei que tememos o desconhecido.., mas tenha confiança e certeza na vitória que você já terá 60% do caminho andado.., e digo mais sua esposa tendo o passaporte vai ajudar muito a vida de vocês.
      Mais uma vez te digo...,não tema e sim acredite! :)
      Abs e qualquer coisa estarei aqui.

      Excluir
    5. Olá Christian, mil desculpas pela demora.., mas as aulas das crianças voltaram e a correria voltou junto...
      Não se preocupe quanto a vinda, sua esposa sendo europeia, eles não poderão impedir sua entrada.., eu aconselho vocês traduzirem a certidão de casamento, e como vocês virão com lugar para ficar, digo hospedagem, caso eles perguntem só dar o endereço e informar o tempo de hospedagem.., provavelmente eles te darão o visto para o período de hospedagem provisória ou até 90 dias. Acredito que na área da sua esposa ela terá sucesso.., aqui existe uma grande deficiência de profissionais na área de saúde.., pede para ela procurar nos sites: www.indeed.ie/ www/jobs.ie.Quem sabe boas surpresas aguardam vocês!! :)
      Digo uma coisa.., sei que tememos o desconhecido.., mas tenha confiança e certeza na vitória que você já terá 60% do caminho andado.., e digo mais sua esposa tendo o passaporte vai ajudar muito a vida de vocês.
      Mais uma vez te digo...,não tema e sim acredite! :)
      Abs e qualquer coisa estarei aqui.

      Excluir
  4. Oi, Sandra.
    Estou em processo do reconhecimento da minha cidadania italiana e a minha grande intençao eh sair daqui do Brasil e tentar a vida pela Europa.
    O que vc poderia falar no caso de uma mae sozinha com um bebe de ate tres anos? Como funcionam as escolinhas? E empregos pra mulher?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tainá! :)
    Quanto a você vir sozinha com um bebe, vai depender muito da sua estrutura psicológica, mas sempre que queremos conseguimos superar tudo e conseguimos a vitória! :)
    As escolas para crianças até 5 anos são particulares, mas na Irlanda tem muitas escolas e isso não será problema. Quanto a empregos depende da sua formação, mas vagas sempre tem em aberto, vai depender da sua experiência.
    Qualquer dúvida estarei aqui.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra. Meu marido tem o visto Português e pretendemos ir morar em Dublin, minha filha tem 6 anos. Fico muito preocupada com a adaptação dela no inicio. Não consigo achar nada na internet, de como a criança de diverte na Irlanda? se tem parques, locais fechados com brincadeiras, patinação, escolinhas com atividades?
    Não quero sair do Brasil e ela viver confinada em um minúsculo apartamento, sem opções de brincadeiras.
    Como vc se diverte com os teus filhos?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane! Seja bem vinda ao meu blog! :-)
      A sua preocupação é normal e natural, afinal será uma grande mudança para todos.., mas aqui tem muita diversão para crianças e temos váriossss parques, e como a cidade é fria tem vários lugares fechados para diversão da criançada, por exemplo patinação no gelo, lugares com cama elástica..etc..,
      No meu caso como meus filhos já são grandinhos, eles já criaram as amizades, são mais independentes, mas quando saimos vamos para praia, parques, shoppings etc...
      Fica tranquila, para sua filha a adaptação será muito natural, o inglês ela irá aprender brincando...
      !
      Bjs e muita luz!

      Excluir
  7. Bom Sandra! Eu e meu esposo não temos visto europeu, mas estamos querendo mudar para irlanda pelo mesmo motivo, temos 2 filhos tambem preocupamos pelo futuro deles. Bom que sugestão voce daria para nós em questão visto, a proposito fomos a 11 anos atras em Galway.. obrigada pela atenção..

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu filho é português, ele é um bebê, e a mãe dele podemos nos mudar pra Irlanda e temos possibilidade de pegar a estampa4?

    ResponderExcluir